Tração dianteira e tração traseira: no que se diferenciam entre si e da tração integral

tração dianteira e traseira

Todo condutor compreende que o veículo se movimenta pela força do motor transmitida para as rodas, mas a maioria não se atenta para qual eixo ela vai. Os mais informados são os donos de SUV´s, utilitários e automóveis fora-de-estrada, cientes do potencial da tração nas quatro rodas de vencer obstáculos e terrenos acidentados, mesmo que não utilize.

Os demais raramente sabem dizer se seu possante tem tração dianteira ou traseira. Você sabe qual o eixo de tração do seu carro? Sabia que isso traz grandes diferenças na dirigibilidade? Conhece a história da escolha dos eixos de tração ao longo do tempo? E que algumas marcas têm por tradição um determinado tipo? Aprenda tudo isso neste post.

HISTÓRICO

Os primeiros automóveis da indústria  tinham o motor montado na traseira, sendo este o eixo de tração pela proximidade entre eles. Na década de 1900 e 1910, com o avanço dos motores e seu ganho de massa, convencionou-se montá-los na parte dianteira, surgindo os primeiros protótipos de tração nas rodas da frente.

Devido à baixa performance, com média de 10 a 20 cavalos de potência, e às estradas predominantemente não pavimentadas, os modelos de tração dianteira atolavam com frequência e se mostravam consideravelmente mais lentos em acelerações e retomadas.

Então, criou-se o paradigma de que a tração traseira era a melhor opção por “empurrar” o veículo ao invés de “puxar”, o qual perdurou até os anos 30. O Citroën Traction Avant (Citroën Tração Dianteira, em tradução livre) provou que era possível sua utilização, sendo pioneiro em seu uso.

Mesmo assim, o paradigma perdurou por décadas. Até os dias de hoje, os entusiastas da tração traseira contam grande número. Ela predominou na indústria até meados dos anos 70, época dos choques do petróleo, na qual a redução de peso e consumo viraram prioridade. Devido a uma característica da tração dianteira, descrita em seu tópico, esta se tornou a regra a partir de então.

Modelos projetados até a década de 70 possuem tração traseira em sua totalidade, inclusive compactos como Chevette. Por ter o motor montado na popa do veículo, os VW Fusca e Kombi, Renault Dauphine e Gordini e DKW também eram impulsionados pelas rodas posteriores. Muitos fãs de automóveis antigos adoram esta característica de seus Opalas, Dodges e Galaxies.

Somente modelos com tração traseira permitem manobras como burnout e “dar zerinhos” e inspiraram um novo tipo de competição, o drifting. Conheça melhor esta modalidade neste post.

Nos anos 80, um modelo inovou e quebrou os paradigmas. O Audi Quattro, um veículo criado para as pistas de rally, foi o primeiro automóvel de passeio com uma versão de rua com tração integral, algo curioso na época. O paradigma pregava que tração nas quatro rodas se aplicava apenas em jipes e utilitários fora-de-estrada, sem aplicação no asfalto.

audi quattro, o pioneiro da tração nas quatro rodas

Audi Quattro, o pioneiro da tração integral

A despeito disso, os resultados obtidos foram bastante satisfatórios e outros modelos com a solução apareceram rapidamente. Desde o então “popular” Subaru Impreza até superesportivos como o lendário Porsche 959. Ambas as empresas vendem modelos com tração integral regularmente desde então.

Nos dias de hoje, a grande maioria dos modelos possuem tração dianteira. Algumas marcas como BMW e Dodge mantêm toda sua linha com tração traseira por tradição, para a alegria dos entusiastas. Muscle cars norte-americanos como Chevrolet Camaro e Ford Mustang também se apegam à old school.

Outras, como Audi, Subaru e Porsche, oferecem versões com tração integral em automóveis por acreditar em melhor dirigibilidade e segurança. Em SUV´s e picapes, a quase totalidade possui este tipo de tração.


CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPO

Abaixo, será feita uma breve descrição das principais features de cada tipo de tração, bem como suas vantagens, desvantagens de cada um e diferenças entre eles.

TRAÇÃO DIANTEIRA

tração dianteira esquema

O veículo com tração dianteira é impulsionado pelas rodas da frente. Sua principal característica de condução consiste em ser sub esterçante, com dirigibilidade mais neutra. Isso significa ter a frente mais presa no solo, com pouca tendência de escorregar a traseira. Os engenheiros consideram este tipo mais seguro, pois a recuperação do controle da direção exige menos habilidade do condutor, se mostrando mais fácil de controlar em situações críticas.

Hoje em dia, 80% dos automóveis novos possuem tração dianteira.

Vantagens

  • Dirigibilidade mais neutra
  • Maior segurança
  • Não precisa de eixo cardã para transmitir a força para as rodas traseiras
  • Menor peso do conjunto mecânico
  • Maior espaço no banco traseiro, pois o túnel central não precisa ser tão alto

Desvantagens

  • Maior desgaste dos pneus dianteiros, pois o mesmo eixo traciona e esterça
  • Pouco desgaste dos pneus traseiros, pois apenas arrastam o veículo
  • Necessidade de fazer rodízio de pneus para compensar o desgaste entre os eixos
  • Não permite fazer manobras como burnout, drift e “zerinhos”
  • Distribuição de peso tende a ficar concentrada na parte dianteira do veículo, a deixando “pregada no chão” e a traseira muito leve.

TRAÇÃO TRASEIRA

TRAÇÃO TRASEIRA ESQUEMA

O tipo de tração preferido dos apaixonados por carros é conhecido pela propulsão feita pelo eixo traseiro, “empurrando” o automóvel. Em oposição à traction avant, ele tende a gerar sob esterço e fazer o carro “rabear”, caracterizando uma condução divertida e com grande possibilidade de criatividade do motorista.

Os engenheiros projetistas adoram o desafio de testar um modelo impulsionado pelas rodas traseiras, pois ampliam a criatividade dos demais sistemas como motor, suspensão e acerto de chassis, resultando em um veículo mais prazeroso de dirigir.

Por outro lado, também exige mais perícia do “piloto”. A tendência a “rabear” ou”sair de traseira”pode gerar derrapagens e maior dificuldade em recuperar o controle. Grande parte dos acidentes mais graves aconteceram por imprudência ou imperícia na condução de um modelo com tração na popa.

Em estradas de terra, podemos observar modelos simples como o VW Fusca, de tração traseira, vencer subidas com lama e cascalho com maior desenvoltura que carros luxuosos com tração dianteira.

Predominante no passado, a tração traseira caiu em desuso em modelos de massa, mas em  marcas de luxo, esportivos e modelos de performance, ela ainda faz bastante sucesso. A partir dos anos 80, divide espaço com a tração integral nos modelos de performance.

Vantagens

  • Prazer ao dirigir
  • Permite fazer manobras em condução esportiva
  • Desgaste uniforme entre os pneus de cada eixo, pois o dianteiro esterça e o traseiro traciona
  • Dispensa o rodízio de pneus
  • Melhor distribuição de peso, devido ao eixo cardã e à possibilidade de montagem do câmbio na traseira

Desvantagens

  • Devido à necessidade do eixo cardã para transmitir a potência para o eixo traseiro, o conjunto mecânico possui maior peso
  • A passagem do componente exige um túnel central mais alto, prejudicando o espaço para os passageiros
  • Exige maior perícia do condutor, pois se mostra mais difícil de controlar em manobras de emergência
  • Em veículos com motor central ou traseiro, tende a ser sobresterçante (“rabear”)

TRAÇÃO NAS QUATRO RODAS E TRAÇÃO INTEGRAL

tracao_4rodas

Originalmente concebida para veículos off-road,  utilitários e veículos militares, a tração nas quatro rodas tinha como objetivo vencer terrenos acidentados e atingir lugares inacessíveis por terra. Inicialmente projetado para os campos de batalha na II Guerra Mundial, seu uso civil se disseminou para o trabalho no campo.

Dos jipes, derivaram todos os equipamentos agrícolas com rodas, como tratores e pulverizadores. Ter um 4×4 se tornou um hobby para os amantes da natureza, os quais amam chegar em lugares inóspitos para automóveis convencionais. A indústria do turismo também os utiliza em larga escala, dada a sua capacidade de vencer qualquer terreno.

Conforme descrito no histórico, automóveis começaram a utilizar a tração integral a partir dos anos 80 devido à sua dirigibilidade muito neutra e excelente estabilidade em curvas. Perder o controle de um veículo de tração nas quatro rodas se mostra algo extremamente difícil, somados os controles eletrônicos que redistribuem torque e potência para as rodas de melhor aderência.

Em modelos esportivos como Porsche Carrera 4S e Nissan GT-R, o sistema se mostra tão eficiente que aproxima o desempenho de um motorista comum de um piloto experiente, dada a facilidade de os modelos fazerem curvas como se estivessem em um trilho e extrema complacência com erros do condutor. Os mais puristas torcem o nariz, por equiparar os “pilotos”.


 

Este sistema é utilizado em boa parte dos modelos da Audi, Porsche, Subaru, Volvo e Mitsubishi.

Vantagens

  • Condução muito segura
  • Excelente estabilidade
  • Muito tolerante a erros de condução
  • Não é necessário fazer rodízio de pneus
  • Superior em terrenos irregulares e lamacentos
  • Boa distribuição de peso

Desvantagens

  • Conjunto muito pesado, pois possui cardã e caixa de transferência
  • Alto consumo, devido aos maiores peso e perdas mecânicas
  • Aceleração e velocidade máximas inferiores aos modelos 4×2
  • Não permite fazer manobras como “zerinhos” e cavalos de pau
  • Manutenção cara e difícil
  • Menor prazer ao dirigir

Muitos apaixonados por carros, os quais cresceram jogando Gran Turismo e Forza Motorsport como eu, agora compreendem a diferença de dirigibilidade entre os modelos FF (motor e tração dianteiros), FR (motor dianteiro e tração traseira), MR (motor central e tração traseira), RR (motor e tração traseiros, como no Fusca), AWD (tração integral) e 4WD (tração nas quatro rodas).

Agora que você ja sabe como o tipo de tração afeta sua segurança e manutenção, não exite tome a decisão correta, agende ja em nossa unidade Pinheiros.

Tração dianteira e tração traseira: no que se diferenciam entre si e da tração integral

Quando trocar o amortecedor automotivo?

Não há um tempo exato estipulado para que os amortecedores sejam trocados, contudo, há sinais que o seu veículo demostra que podem indicar a necessidade de manutenção. No geral, a dirigibilidade dos veículos diminuem com o desgaste dos amortecedores, por isso, você poderá notar que o seu carro não absorverá os impactos com tanta versatilidade, ou mesmo que a distância de frenagem não está sendo mais tão curta, e até mesmo os motoristas podem ficar mais cansados ao dirigirem carros com o amortecedor desgastado. 

A ProImports Pinheiros, oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. A manutenção de amortecedores e suspensões é mais um dos serviços realizados pela nossa equipe. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços.

 

Como o amortecedor contribui para o bom funcionamento do seu automóvel?

Manter os amortecedores em dia traz consigo uma série de benefícios e vantagens. Isso porque, sem a ação do amortecedor, a trepidação do seu veículo seria muito maior, e o conforto, por sua vez, seria praticamente nulo.  Mas não para por aí! Um veículo sem amortecedor pode ter seus componentes danificados, ou mesmo ter a sua vida útil reduzida devido a falta de absorção de impacto. Prova disso é que carros sem amortecedor apresentam desgaste nos pneus 20% maior do que os carros que possuem o amortecedor em dia.

 

Além disso, os amortecedores são responsáveis pelo controle da suspensão e pela redução do desgaste dos componentes que a compõem; contribuem para a diminuição da distância da frenagem, permitindo que os pneus traseiros continuem no solo no momento da parada; controlam o movimento das molas, bem como a movimentação do veículo como um todo.

 

Como funciona o amortecedor?

O funcionamento dos amortecedores se dá por meio de um sistema com princípio hidráulico, no qual o fluído passa de uma câmera a outra. Ao passar pelo pistão, o fluido lida com a resistência que controla a sua passagem e dessa forma, gera o amortecimento.

 

Isso porque, ao empurrar o fluido para baixo, a pressão impede que o veículo pule de forma brusca no momento do retorno das molas, e assim, o mecanismo segue em contínuo funcionamento, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista e demais passageiros.

Problemas com a Turbina Potência Land Rover Evoque – Manutenção Aqui

Dica pra vocês proprietários de carros importados,  hoje a gente vai falar de um problema grave  que aconteceu no mercado de alguns veículos automotores :

                Vamos falar da Land Rover Turbo, esse  motor  tem alguns com problemas muito sério.

Problema de potência na Turbina, o grande agravante  e  esse, problema de falta de potência normalmente o que acontece pelo coletor ser inox o conjunto solta e quebra a parte interna da turbina só temos a chapa quebrada aí o que acontece quando essa chapa se  rompe o trinco no rotor da turbina da parte quente vem afetar nas letras da turbina.

Temos uma parte que está torta porque o outono começa a pegar na lata interna e faz o que começa a desgastar o rotor quando isso não importa definitivo está em alguns casos há necessidade de fazer a substituição do conjunto porque porque o eixo cria folga tá aí uma determinada fogo até muito excessiva correto e aí a gente acaba tendo a necessidade de substituir o motor está o conjunto inteiro da turbina como nesse caso aqui já está refeito o que a gente faz aqui no cine móvel nós efetuamos a retirada no conjunto levamos para um parceiro nosso da hg cruz do iene ele faz a avaliação do eixo da turbina e avaliação do correto em alguns casos há necessidade de substituição do mesmo em novos casos nós efetuamos um detalhe interno dentro do coletor para corrigir o problema se houver necessidade da gente corrigir o problema pela bobina de ignição do  motor corrigimos o problema do coletor senão a gente faz reparo nos dois conjuntos.

Fazendo com isso a recuperação do sistema e trazer o potencial que não veio quando ela começar a aparecer a injeção o painel e perder potência talvez seja essa causa que então tem que trazer  a nossa oficina para nós fazermos uma avaliação e tomar a devida precaução . Iremos te  informar se o problema é a linha de combustível ou se a gente já está com um  problema aqui no sistema de dormir isso aí acontece esse problema a mostrar outro fato pra vocês o coletor ele chega a quebrar. Quebra a solda em pedaços da chaparia acaba descendo e vem para o ne me para aqui na parte quente da turbina estragando a novamente

Temos aqui a turbina já recuperada recuperamos um coletor,  recuperamos o coletor dela só que nesse caso não estou preocupado com o uso da potencia  porque ele ficou muito estes das suas letras abaixou mais de um milhão e meio à lenta então vamos ter que substituir o conjunto, por esse motivo este é o conjunto de vôo que era total e esse já é um reparado pela gente tá bom vamos montar esse aqui no carro e vamos trazer potência de novo veículo e funcional problema de ideologia  .

Se for conjunto vamos recuperar esse conjunto aqui ele fica em torno de um 6,000 mil reais, monte de óbito em torno de seis mil reais para fazer o reparo um conjunto novo hoje  fica 25 mil quatrocentos e vinte e cinco mil reais é reposicionar todo o conjunto por seis mil reais conjunto de turbinas para o coletor um monte de obra tudo faz o carro funcionando resolvido o problema você tem esse problema o seu carro resolvido com mais de 50% de economia. Traz pra gente aqui e a gente vai corrigir logo a gente volta com mais dicas.

Resolvemos o problema no  Evolks já corrigido, o problema na turbina já fizeram pré teste nela voltou a potência do veículo parou luz de anomalia de problema no motor ou não acelerar  agora assim só pra vocês perceber que o rpm

velocidade nos dois cresce junto com menos potência o motor vou dar uma aceleradinha bem de leve só para vocês  verem que têm uma dinâmica do do carro vocês podem ver o rb cresce o rn crescer juntos.

Então nesse momento o carro ele chegava, ali por volta de 3 mil e poucos rpm ele já dava o corte e agora a gente não tem isso e continua crescendo e o carro continua desenvolvendo com potência total então tá aí a solução do problema com baixo custo é conseguirmos reduzir muito custo como já havia dito de 25 mil reais pra seis mil reais uma solução eu acho que é bem é bem mais econômico vamos dizer assim entendeu a gente tem um carro bom desempenho é como a gente pode ver o carro tem um determinado desempenho e resolvido o problema no caso da evoke 2.0 turbo tá tá resolvido o problema da turbina e aí eu no caso do do fielzão titânio que é o ecobus ter a desculpa é o eco booster que trabalha com o mesmo

motor tem a mesma função gera o mesmo problema na em alguns pombos um sistema de quatro né 2.0 turbo que é o mesmo sistema também dá o mesmo problema então vocês têm esse carro aí solução tá aqui ó trazer aqui não sei que motos aqui que a gente tem a solução para o problema  do seu carro importado, venha , estamos a mais de 25 anos no mercado automotivo.

 

Problemas com a Turbina Potência Land Rover Evoque – Manutenção Aqui

Motor Mitsubishi desligando Sozinho, Causas e Solução.

Recebemos muitos carros  Lancer, ASX e Outlander por possível desligamento involuntário do motor, seu carro apresenta este problema? Não exite fale com nossos mecânicos especializados.

 

O problema está no tensionador da correia do alternador dos veículos.
  •  Porque acontece esse desligamento do Motor de alguns Carros Mitsubishi?

Quebra do suporte do tensionador da correia do alternador pode descarregar a bateria.

PRO IMPORTS ESPECIALIZADA NA MARCA MITSUBISHI E CARROS IMPORTADOS EM SP.

De acordo com a marca, há a possibilidade de quebra do suporte do tensionador. Com isso, a correia pode se soltar e causar o descarregamento da bateria – com consequente desligamento do motor.

 

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Mitsubishi ASX2011 Problemas e Solução em São Paulo

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Alguns do maiores diagnósticos identificados por nossos mecânicos:

 

Manutenção da Mitsubishi acontece a cada  6 meses ou 10 mil km (o que acontecer 1o). Aqui na Pro Imports estamos localizados na Av Brigadeiro Faria Lima, nossas  manutenções  com a marca contem valores acessíveis e justo.

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