Quando trocar o amortecedor automotivo?

Não há um tempo exato estipulado para que os amortecedores sejam trocados, contudo, há sinais que o seu veículo demostra que podem indicar a necessidade de manutenção. No geral, a dirigibilidade dos veículos diminuem com o desgaste dos amortecedores, por isso, você poderá notar que o seu carro não absorverá os impactos com tanta versatilidade, ou mesmo que a distância de frenagem não está sendo mais tão curta, e até mesmo os motoristas podem ficar mais cansados ao dirigirem carros com o amortecedor desgastado. 

A ProImports Pinheiros, oferece segurança e tranquilidade a seus clientes. A manutenção de amortecedores e suspensões é mais um dos serviços realizados pela nossa equipe. Para ficar por dentro dos nossos principais serviços.

 

Como o amortecedor contribui para o bom funcionamento do seu automóvel?

Manter os amortecedores em dia traz consigo uma série de benefícios e vantagens. Isso porque, sem a ação do amortecedor, a trepidação do seu veículo seria muito maior, e o conforto, por sua vez, seria praticamente nulo.  Mas não para por aí! Um veículo sem amortecedor pode ter seus componentes danificados, ou mesmo ter a sua vida útil reduzida devido a falta de absorção de impacto. Prova disso é que carros sem amortecedor apresentam desgaste nos pneus 20% maior do que os carros que possuem o amortecedor em dia.

 

Além disso, os amortecedores são responsáveis pelo controle da suspensão e pela redução do desgaste dos componentes que a compõem; contribuem para a diminuição da distância da frenagem, permitindo que os pneus traseiros continuem no solo no momento da parada; controlam o movimento das molas, bem como a movimentação do veículo como um todo.

 

Como funciona o amortecedor?

O funcionamento dos amortecedores se dá por meio de um sistema com princípio hidráulico, no qual o fluído passa de uma câmera a outra. Ao passar pelo pistão, o fluido lida com a resistência que controla a sua passagem e dessa forma, gera o amortecimento.

 

Isso porque, ao empurrar o fluido para baixo, a pressão impede que o veículo pule de forma brusca no momento do retorno das molas, e assim, o mecanismo segue em contínuo funcionamento, proporcionando mais conforto e segurança ao motorista e demais passageiros.